Quem Somos

ORGANIZAÇÃO

Sendo a única estrutura representativa das Cooperativas de Habitação a nível nacional, a FENACHE congrega hoje 32 Cooperativas de Habitação com atividade de promoção regular.

As atribuições estatutárias da FENACHE são a representação e a defesa dos interesses das cooperativas filiadas; o fomento, organização e divulgação do cooperativismo habitacional e da intercooperação; a organização de serviços de apoio às suas filiadas, designadamente os de natureza jurídica, e os relacionados com as ações de promoção, construção e gestão habitacional; e ainda a promoção de ações de formação de quadros.

As Cooperativas filiadas na FENACHE e as suas Uniões têm experiência de décadas na área da promoção habitacional (seja através de construção nova, seja da reabilitação), realizando todas as tarefas inerentes, desde a obtenção dos terrenos até à entrega das habitações aos seus membros; e também na gestão dos empreendimentos habitados, quer em regime de propriedade coletiva, quer em regime de propriedade individual.

As filiadas na FENACHE têm ainda uma notável experiência, e assinalável sucesso, no arrendamento social, na gestão de serviços de manutenção e conservação dos edifícios, dos espaços envolventes e dos diversos tipos de equipamentos construídos para servir as populações residentes nos seus bairros e comunidades vizinhas; na organização de atividades recreativas, culturais e desportivas; e ainda na gestão de serviços educacionais para crianças e jovens e de apoio aos idosos, nas mais diversas valências.

ESTRUTURAS DE REPRESENTAÇÃO

Em território nacional, a FENACHE tem assento no Conselho Consultivo do IHRU, órgão que tem por objetivo dar a conhecer aos parceiros as principais inovações politico legislativas previstas para o sector, bem como solicitar destes pareceres ou contributos sobre as matérias em discussão.

Ainda neste âmbito, e igualmente como organização representativa do Movimento Cooperativo Habitacional, a FENACHE integra e participa ativamente, na CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, uma das organizações de cúpula do Movimento Cooperativo Português, a cujo processo de constituição está associada em cooperação com outras Federações Nacionais dos diferentes ramos cooperativos não agrícolas que atuam no nosso país.

A Fenache está igualmente representada no Conselho Municipal de Habitação da Câmara Municipal de Lisboa.

A nível internacional a FENACHE foi igualmente uma das organizações fundadoras do CECODHAS – Comité Europeu de Coordenação da Habitação Social, bem como da sua congénere portuguesa a CECODHAS.P, nas quais exerce um estruturante papel de destaque.

A FENACHE participa ainda no Comité de Habitação da ACI – Aliança Cooperativa internacional, bem como em outros fóruns de interesse, tais como a OCPLP – organização Cooperativa dos Países de Língua Portuguesa.

A FENACHE tem ainda contactos, participações e intercâmbios técnico frequentes com as suas congéneres espanhola e brasileira, a CONCOVI e CONFHAB.

Orgãos Sociais

ELEIÇÃO DOS ÓRGÃOS SOCIAIS PARA 2017 – 2020
(Assembleia Geral de 25.03.17)

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

CHASFA - Luís Coelho
ÁGUA VIVA - Fernando Folha
SANTO ANTÓNIO DAS ANTAS – João Freire

DIREÇÃO

AS SETE BICAS - Guilherme Vilaverde
COOBITAL - Orlando Vargas
NOVACOOP - Manuel Tereso

CONSELHO FISCAL

CETA - Arnaldo Lucas
CASASSIMPLES – A Oliveira Cunha
URB VALE FORMOSO - Jorge Guilherme