Home


Como ser Sócio?

Como ser Sócio?

Uma Cooperativa de Habitação é uma associação livre de pessoas individuais que têm em comum a vontade de quererem resolver os seus problemas habitacionais em cooperação.

A adesão à Cooperativa pressupõe o preenchimento da “Ficha de Cooperador”, a liquidação de uma Jóia de Admissão e a participação no respectivo Capital Social. Os valores da Jóia e do Capital Social são variáveis de Cooperativa para Cooperativa. O valor do Capital Social é reembolsável em caso de demissão da Cooperativa.

Para além destes valores iniciais, cada cooperador candidato a uma habitação promovida pela Cooperativa subscreve um Plano de Poupança Habitação, que representa a “Entrada” para a sua casa, realizada em prestações suaves.

Algumas Cooperativas são estruturadas para prestarem todo o apoio aos seus cooperadores, depois destes habitarem as suas casas, administrando os respectivos condomínios.

Há Cooperativas que desenvolvem sistemas de financiamento aos seus cooperadores para aquisição de casa própria, mediante a hipoteca do respectivo património.

Há ainda casos em que os cooperadores pagam uma renda à Cooperativa, mantendo-se nesta a propriedade da habitação.

As Cooperativas são administradas de forma democrática, por pessoas eleitas nas respectivas Assembleias Gerais de Cooperadores, que a Lei obriga a que se realizem duas vezes por ano. Todo o sistema de Administração é devidamente fiscalizado pelos órgãos competentes do Estado, e, embora a Lei ainda não o obrigue, algumas Cooperativas têm já as suas contas devidamente certificadas por Revisores Oficiais de Contas.

| Home | Notícias | Contactos | Login |
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x768  © 2007 Modos de Ver