Home


Enquadramento histórico
 


img_esq.jpg

 

 

O Movimento Cooperativo Habitacional, tal como hoje o entendemos, nasceu do 25 de Abril de 1974, resultado da liberdade de associação instituída e do clima propício à consumação dos mais diferenciados desejos populares.

Assim, e apesar dos excessos, naturais face ao enquadramento histórico que se vivia, o Cooperativismo cedo se estabeleceu como um caminho adequado para muitos milhares de famílias que tinham o sonho de possuir uma casa digna.

Assim, logo em Dezembro de 1974, foram publicados os primeiros instrumentos legislativos que haviam de possibilitar o incremento do sector em moldes totalmente inovadores.

A imensa lacuna que caracterizava a situação da habitação em Portugal, tanto em termos quantitativos como qualitativos, foi factor determinante para a constituição, mais ou menos imediata, de cerca de 250 cooperativas de habitação económica, como resposta, sobretudo, ao entusiasmo e à vontade em concretizar velhos sonhos.

Embora o saldo desses primeiros tempos se tenha revelado imensamente positivo, foi igualmente crucial para se compreender que ao empenho e força de trabalho, era necessário associar uma estrutura organizativa, apostada em representar e defender o Movimento Cooperativo Habitacional, junto dos órgãos político-administrativos.

Nesse sentido, e na sequência do II Congresso do Movimento Cooperativo Habitacional, realizado em Dezembro de 1980, foi criada a FENACHE - Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica, FCRL .


| Home | Notícias | Contactos | Login |
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x768  © 2007 Modos de Ver